E se seus colaboradores aumentassem a produtividade de sua empresa, apenas sendo eles mesmos?

Sabemos que estamos num período histórico de crises socioambientais e político-econômicas. Em paralelo, cada vez menos interagimos olho no olho e cada vez mais por celulares e computadores.

Como empresário, você sabe que neste período é necessário gerar novos caminhos para driblar o mercado e manter a sustentabilidade de sua empresa. Mas será que há como unir as necessidades econômicas com as necessidades da sociedade, aproveitando apenas o potencial de seus colaboradores?

Sim, há.

Vou te dar uma dica: enxergar e juntar os talentos naturais das pessoas da empresa te permite otimizar o trabalho que desenvolvem, porque conseguem ser elas mesmas, trabalham com mais propósito e se sentem respeitadas pala empresa e colegas.

Não estou falando daqueles testes padrão de levantamento de talentos e habilidade que se faz na admissão, mas sim, dos talentos em ação.

Vou me explicar melhor.

Neurocientistas, biólogos evolucionistas e psicólogos (cada um com seu enfoque) revelaram a potência de uma ferramenta transformadora que temos naturalmente dentro de nós: a empatia.

Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações. Ou seja, é a habilidade de aceitar as diferenças e conviver com elas.

Interessante, não? Nem percebemos isso no furacão socioeconômico que estamos vivendo. E que potencial para melhorarmos as relações humanas!

Voltando pra sua empresa, como isso poderia ser expandido? Bem, com certeza há diversas formas, mas eu vou te evidenciar uma que conheço: unir os colaboradores através do desenvolvimento de uma causa em comum não atrelada diretamente ao trabalho que desenvolvem dentro da sua empresa, usando seus talentos naturais individuais.

Isso acontece porque os talentos naturais evidenciados através de uma causa em comum afloram o que as pessoas têm de bom em e entre si, gerando uma ajuda mútua natural dentro da empresa.

Além disso, você pode até descobrir que algum colaborador seria mais forte em outra atividade, realocando-o e melhorando seu desempenho.

Eu não conseguiria deixar de dar esse palpite… Entre as “causas em comum”, a sustentabilidade ambiental é, sem dúvida, a que une todos os povos independentemente de religião, política, economia e outros fatores sociais. Todos dependemos dela em qualquer local e tempo!

E aí vem o pulo do gato da minha dica: A empatia entre colaboradores unindo habilidades por uma causa em comum, afasta o individualismo da baia de cada um e as eventuais rixas de cada setor.

Bingo!

É uma via de mão dupla: melhora a produtividade por meio do fortalecimento dos relacionamentos internos; e melhora a visibilidade da empresa para a sociedade por meio da ação ambiental.

Se a mudança que queremos no mundo começa por nós mesmos, a sua empresa pode representar esse começo.

Você pode gerar empatia em uma escala de massa para promover mudança social e estender seu alcance no mundo.

Pense nisso e converse com seus gestores! Você pode se surpreender com as oportunidades que encontrará dentro de sua própria empresa.

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *